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Como o mapeamento participativo online pode promover a caminhabilidade nas cidades

Caminhabilidade representa a facilidade (ou não) que um cidadão tem para se deslocar a pé em sua cidade. Envolve diversos fatores, desde segurança, meio ambiente e até infra-estrutura. Este conceito tem se tornado diretriz no planejamento urbano de cidades como Amsterdam, Hamburgo, Copenhagen, Helsinque, entre outras (veja https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019/10/5-exemplos-de-caminhabilidade). E o mapeamento participativo é uma ferramenta indispensável para se obter a percepção dos cidadãos sobre os locais onde caminham, e o que poderia ser melhorado ou mudado.

Veja a seguir estudo de caso de aplicação do mapeamento com Maptionnaire para melhorias na caminhabilidade de Helsique, traduzido do site https://maptionnaire.com/best-participation-practices/map-walkability-survey-tool.

A cidade de Helsinque estabeleceu a ambiciosa meta de ser a cidade mais funcional do mundo. Uma dimensão central dessa visão é melhorar a capacidade de locomoção a pé no centro da cidade.

Para iniciar um diálogo com os moradores sobre esta meta, a prefeitura de Helsinque decidiu fazer uma pesquisa para perguntar como as pessoas percebiam o estado atual da capacidade de locomoção no centro da cidade e onde ele poderia ser mais desenvolvido. A idéia era proporcionar uma maneira fácil para os cidadãos se envolverem no processo de planejamento já no início.

Então, a prefeitura contatou os desenvolvedores da plataforma Maptionnaire, para co-criar um questionário junto com os especialistas em planejamento urbano de Helsinque e, após a fase de coleta de dados, compilar os resultados.

Em primeiro lugar, foi realizada uma oficina para planejar o conteúdo da pesquisa, juntamente com um grupo de arquitetos, planejadores, pesquisadores de mobilidade e outros gestores, que trabalham para a cidade. Depois que seus desejos foram combinados, a pesquisa incluiu perguntas sobre, por exemplo os movimentos cotidianos dos pedestres, os desejos das pessoas por melhorias e os planos que já estava em andamento. Veja a seguir exemplos de perguntas feitas aos cidadãos e as respostas.

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Figura 1: Os entrevistados foram solicitados a desenhar suas rotas diárias em um mapa. Eles também puderam marcar lugares ao longo de suas rotas que consideram desagradáveis, bem como locais que gostam.

 

mobility+improvement+Helsinki

Figura 2: Os planos existentes na cidade para melhorar a experiência de pedestres foram destacados no mapa como objetos clicáveis ​​que incluíam informações e solicitações de feedback sobre eles.

A pesquisa atraiu 1.600 entrevistados para marcar mais de 8.700 rotas e locais no mapa. Os resultados forneceram à cidade informações úteis sobre a diversidade de rotas para pedestres e as razões pelas quais as pessoas optam por caminhar por determinadas rotas.

900 respostas foram relacionadas a rotas que precisam ser aprimoradas. Os planejadores acharam isso uma surpresa positiva. A maioria das sugestões estava relacionada à redução do tráfego de carros no centro da cidade e ao aumento da segurança dos cruzamentos.

Os resultados da pesquisa servirão de base para o programa de desenvolvimento da capacidade de locomoção de Helsinque. Até o momento, os resultados foram utilizados como informação de base em um estudo de infraestrutura local, em um estudo sobre a ampliação das áreas de pedestres no centro da cidade, bem como no trabalho de visão para o centro da cidade. 

Para saber mais sobre Maptionnaire visite www.maptionnaire.com. Veja também depoimentos de planejadores urbanos.

Para saber mais sobre caminhabilidade visite https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019/10/5-exemplos-de-caminhabilidade.

 

 

 

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