Menu fechado

Curso “Métodos participativos para projetos socioambientais” em 23 de abril

Não é mais possível visualizar um caminho que seja favorável para todos sem que as pessoas participem ativamente das decisões e escolhas que precisam ser feitas. Para uma sociedade mais justa para todos, são necessárias ferramentas participativas de planejamento socioambiental. E para que projetos socioambientais realmente tenham o impacto que queremos, é preciso construí-los junto com as pessoas. Tais projetos são implementados em territórios, e para tanto, é preciso conhecer o território à fundo. É preciso saber onde estão os problemas e desafios, e onde estão localizados os potenciais de melhorias. Para construir este conhecimento é preciso engajar as pessoas de maneira eficiente, criar vínculos de confiança e demosntrar a importância da participação social na implementação e nos desdobramentos dos projetos.

No dia 23 de abril (com continuidade no dia 30 de abril, e 7 e 14 de maio) ministrarei o curso “Métodos participativos para projetos socioambientais”, com carga horária de 8 horas (online, das 19:30 às 21:30).

Métodos participativo são dinâmicas colaborativas que tem por objetivo integrar as pessoas, sejam elas gestores, líderes comunitários, moradores de um bairro, jovens, crianças, etc. Existem diversos instrumentos participativos, tais como o painel integrado, o grupo focal, o jornal comunitário, ou ainda o mapeamento participativo, que é o processo de construção de mapas com os cidadãos, mapas que contém suas histórias, dificuldades, necessidades, e até mesmo seus planos para um futuro próximo. Estes mapas contém informações únicas e podem ser desenvolvidos com diversas ferramentas específicas para mapeamento. O mapeamento participativo integrado com outras abordagens participativas, tem a missão de tornar visível o conhecimento, a cultura e a história de um local, e assim, trazer melhorias para a qualidade de vida, soluções e estratégias para resolver problemas sociais e ambientais, melhorar os espaços públicos, conhecer a fundo o território e suas particularidades, para que as políticas públicas urbanas possam ser integradas com essas informações. Aprender a aplicar métodos participativos é um diferencial para a implementação de projetos socioambientais de impacto.

Neste curso, você vai aprender:

• O básico das principais abordagens participativas
• Principais ferramentas da abordagem de mapeamento participativo e sua integração com as outras abordagens participativas: painel integrado, photovoice, jornal comunitário, grupos focais, entrevistas semi-estruturadas, etc.
• Como planejar e desenvolver estas dinâmicas.
• Estudos de caso: exemplos práticos de aplicação do mapeamento participativo e outras abordagens.
• Visão geral de organização de dados do projeto, com dados secundários e dados participativos, e como conduzir a análise de dados participativos coletados, usando o mapeamento participativo e plataformas de geoprocessamento como apoio, além de outros métodos de análise.
• Geração de produtos de impacto com a comunidade e possíveis desdobramentos dos projetos.

Após o curso, o participante dominará a aplicação de abordagens participativas, do mapeamento participativo como instrumento agregador das dinâmicas, e estará apto a realizar atividades participativas no campo e coleta e análise de dados. Também estará apto a refletir sobre as ferramentas, análises possíveis e a geração de produtos de impacto social e ambiental. Este curso é um primeiro contato do aluno com os instrumentos participativos, e pode ser aprofundado com a prática mais intensiva destes instrumentos. Além do curso, o aluno tem direito à uma hora de consulta comigo, para avançar na implementação dos instrumentos participativos em seu próprio projeto. O curso tem carga horária total de 8 horas e certificado. Mais informações aqui: https://bit.ly/mpsocioamb

**VAGAS SOLIDÁRIAS: Você se inscreve e convida alguém para fazer o curso com você.

*** As aulas serão gravadas e disponibilizadas por 30 dias após o término do curso.

Deixe um comentário