Menu fechado

Ciclo de Conversas: Engajando cidadãos para co-criar cidades melhores


Detalhes do Evento

  • Data:

Em maio se inicia o Ciclo de Conversas do Comunidades Vivas, que tem por objetivo aprofundar o debate em diversos temas essenciais para a gestão urbana participativa, conceituando os principais desafios e oportunidades e mostrando ferramentas e métodos de trabalho relacionados ao mapeamento participativo e colaborativo para pesquisadores, professores, gestores, lideranças comunitárias, estudantes e interessados no tema em geral.
TEMA 1: O primeiro tema de Maio é “Crianças e jovens planejando a cidade:  métodos e ferramentas de engajamento”, no dia 9 de maio, das 18h às 20h30. Este tema aprofundará na importante e necessária participação de jovens e crianças no planejamento e tomada de decisões de nossas cidades, mostrando casos e aplicações de métodos participativos, com foco no mapeamento, e mostrando também as principais ferramentas que poderiam ser utilizadas com este público, inclusive em escolas. E claro, como a participação de crianças e jovens poderia contribuir para um desenvolvimento urbano melhor e mais saudável para todos. Neste dia, o programa educacional “Crianças e jovens pensando a cidade”, desenvolvido por Carolina Carvalho, será apresentado. Este programa será oferecido para escolas (ensino fundamental 1 e 2).
TEMA 2: O segundo tema é “A gestão dos principais desafios urbanos com o mapeamento participativo”, no dia 16 de maio, das 18h às 20h30, e tratará de forma mais aprofundada quais são os principais desafios enfrentados hoje pela gestão urbana, como a pandemia, as mudanças climáticas e seus impactos sociais e ambientais, as desigualdades, e mostrará como a utilização do mapeamento participativo pode promover melhores formas de enfrentamento destes desafios, com o apoio dos cidadãos e o envolvimento dos gestores. Com todos esses desafios e suas complexidades, como as pessoas podem assumir um papel de maior protagonismo para melhorar a nossa vida urbana? E como os gestores podem utilizar esse conhecimento e esse potencial para tornar as cidades locais mais resilientes e humanos?
* Com certificado.
** Os eventos serão ao vivo, pela plataforma Zoom, e não ficarão gravados.
Inscrições: https://bit.ly/participacaocidades