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Mapeando problemas socioambientais

Foi desenvolvido com os alunos o SIG Analógico, ou seja, um SIG feito manualmente, desenvolvendo camadas sobre mapa base em papel vegetal.

A primeira camada criada pelos alunos foi o trajeto diário, onde foi demarcado o local onde moram, a escola ou o trabalho, e casa de amigos. Foi observado que alguns deles fazem longos trajetos, de 20 a trinta minutos a pé, para desviar de caminhos perigosos ou geografia difícil até a escola.

A segunda camada foi representada por locais onde são feitas refeições, desde restaurantes até lanchonetes e carrinhos de lanche.

Em seguida, trechos onde ocorrem deslizamentos e inundações também foram assinalados sobre o mapa base. Foi destacada pelos próprios alunos a maior ocorrência de deslizamentos devido à geografia local, no entanto, inundações também são comuns na área do córrego. Antigamente, este local era utilizado para coleta de água para uso doméstico.

Outra camada consistiu nos locais onde falta água e luz. Foi lembrado que mesmo com a falta de luz, há locais onde ocorrem os famosos bailes funk. Houve bastante discussão entre os alunos antes de qualquer coisa ser demarcada no mapa, e todos participaram e se mostraram interessados na atividade.

Locais com lixo descartado inadequadamente foram marcados e por fim, ruas não pavimentadas. Perguntaram sobre a área de preservação ambiental, onde há construções ilegais.

Segue abaixo o resultado final do mapeamento. No próximo post algumas análises serão comentadas, em conjunto com outro mapeamento desenvolvido com a plataforma finlandesa Maptionnaire.

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