Como são as nossas cidades para as mães? Eu como mãe, confesso que há inúmeros desafios, desde mobilidade até segurança, e a falta de espaço para diálogo e expressar opiniões. Tudo isso impacta diretamente nas nossas vidas e nas vidas das nossas crianças.
Assim, divulgo aqui uma bela iniciativa, de Carolina Borges, uma das idealizadoras do projeto Ocupa Mãe. Confira abaixo o texto da Carol e visite as suas redes para apoiar este movimento.
Sou Carolina Borges e uma das criadoras do Ocupa Mãe, um espaço onde falamos sobre maternidade e política.
Durante a gestação e após o nascimento das minhas duas filhas, percebi que a cidade parou de funcionar para mim. Tudo era muito difícil com duas crianças pequenas dependendo de mim: banheiro, ônibus, metrô, passear no parque, comer em lanchonetes…
Percebi que eu e minhas filhas só seríamos vistas se começássemos a participar dos locais políticos da cidade. E junto com as pequenas, passei a participar de reuniões de parques, do conselho participativo, do cades, da escola, da saúde, das comissões e audiência da câmara dos vereadores.
Comecei a chamar outras mães para essas reuniões, e apoiava a candidatura delas nesses conselhos todos.
Com mais duas amigas, em 2018, criamos o Ocupa Mãe, onde divulgamos nossas atuações e fazemos formações políticas para mães, crianças e jovens.
A ideia do Ocupa Mãe é criar uma cidade mais acolhedora para as mães e as crianças através da participação política.
Atualmente, sou a única responsável pelo projeto. Tudo é feito de forma voluntária e com recurso próprio.
Visite as redes sociais do projeto e compartilhe!