Entre os dias 17 e 19 de junho foi realizada a conferência de mapeamento participativo promovida pela International Society of Participatory Mapping (ISPM) – http://landscapevalues.org/ispm/ e apoiada pela Mapita Ltd (www.maptionnaire.com). Realizada a cada dois anos, desta vez, a conferência foi realizada em Espoo, Finlândia, no campus da Aalto University (http://ispm-conference.com/). A primeira foi realizada em San Luis Obispo, Califórnia, na CalPoly (California Polytechnic State University), em agosto de 2017.
Diversos nomes referência em planejamento urbano inclusivo e mapeamento participativo estiveram presentes, como Marketta Kytta, professora da Aalto University e responsável pelo time desenvolvedor do conceito de SoftGIS; Johanna Palomaki, arquiteta e especialista em planejamento urbano agora atuando em Espoo (ver post sobre a cidade finlandesa de Lahti para saber mais sobre ela); Gregory Brown, professor e chefe de departamento da CalPoly, pesquisador e fundador do Landscape Values Institute (www.landscapevalues.org); Sara Ramirez, Nora Fagerholm, entre outros especialistas/professores/pesquisadores.
Foram apresentadas as principais pesquisas no mundo que utilizam o SIGP como metodologia, em diversos contextos urbanos, e também temas como áreas de conservação, territórios indígenas, etc. Também foi discutido o impacto que o uso da tecnologia pode ter em melhorias reais na governança e no bem-estar das pessoas, como esta ferramenta pode influenciar positivamente no planejamento urbano, visto que cria um efetivo canal de participação social e propicia o diálogo entre diferentes atores sociais, transformando realidades. Foi amplamente discutido o papel do planejamento participativo e sua importância crescente no desenvolvimento urbano mundial. A palestra da pesquisadora e professora Billie Gilles Corti, RMIT (Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, Centro de Estudos Urbanos), destacou a responsabilidade e a importância do papel do pesquisador em disseminar os métodos, os resultados e capacitar a sociedade para participar cada vez mais do processo de planejamento. O impacto da pesquisa é o que mais importa e o seu alinhamento com as reais necessidades dos cidadãos.
A pesquisa de pós-doutorado descrita neste blog foi apresentada na conferência e recebeu feedbacks positivos com relação a análises e resultados, e será apresentada integralmente neste blog após sua conclusão em 2019. A pesquisadora recebeu uma premiação da ISPM para estar presente na conferência.