Menu fechado

Planejando parques infantis com crianças através de mapeamento participativo – Maptionnaire

Com a pandemia de Covid19, as pessoas estão se conscientizando do papel dos espaço públicos na sua saúde física e emocional, especialmente na saúde das crianças. Para que, de agora em diante, ocorram melhorias concretas, são necessárias ferramentas adequadas para que estes espaços sejam construídos em conjunto com os cidadãos. Maptionnaire permite que públicos de todas as idades sejam alcançados e participem da construção de novos planos para as cidades, inclusive crianças, que dificilmente tem a chance de expressar sua opinião no planejamento urbano. Veja a seguir tradução de uma postagem sobre um estudo de caso realizado na Holanda, com a ferramenta Maptionnaire (www.maptionnaire.com) sendo utilizada com crianças para o planejamento de espaços e parques infantis.

20181121_090913

“Pergunte às crianças o que ela querem – Desenhando parques infantis na Holanda”

“O trabalho das crianças é brincar. É por isso que devem ter o melhor ambiente e equipamento possível para fazer o seu “trabalho”. A OBB Engineering, uma consultoria holandesa, concentrou-se na criação de espaços públicos inspiradores para as crianças, onde possam brincar, praticar esportes e conviver. Aumentar as oportunidades para crianças e contribuir para o seu bem-estar é o que impulsiona a OBB. Todo espaço público pode se tornar parque infantil – e não apenas os locais concebidos para esse fim específico. OBB trabalha em conjunto com as crianças e os seus pais para criar espaços de diversão para brincar. Eles também organizam cursos e conselhos sobre como espaços e lugares semelhantes poderiam e deveriam ser.

O desafio para a OBB era que não fossem capazes de reunir ou comunicar claramente os desejos e opiniões de pessoas de diferentes idades. Também não foram capazes de combinar o feedback que recebiam e o local específico com o qual estavam relacionados. OBB estava à procura de uma solução digital para os seus problemas, e adicionalmente uma ferramenta que complementaria a comunicação presencial.

Obter Feedback Direto com Maptionnaire

OBB Engineering soube que a plataforma Maptionnaire tinha sido utilizada em um projeto do governo Holandês, e que ficaram entusiasmados com a ferramenta de participação online. O primeiro questionário começou a ser construído. Depois de um treinamento adicional ministrado pelo parceiro local de Maptionnaire nos Países Baixos, se deram conta do potencial da ferramenta, e o entusiasmo aumentou ainda mais. OBB começou a questionar sobre as diferentes possibilidades de utilização do Maptionnaire.

Atualmente, a OBB utiliza Maptionnaire em diferentes fases de um processo de elaboração e implementação de políticas. Os mais jovens e os mais velhos têm opiniões muito diferentes sobre como os espaços públicos são melhor utilizados. Com perguntas orientadas a diferentes grupos etários, é possível mapear a forma como estes grupos utilizam ou como gostariam de utilizar os espaços públicos. O que a OBB também apreciou no Maptionnaire é que é possível pedir informações mais detalhadas sobre determinadas questões. Ao visualizar, por exemplo, um plano para um parque, é mais fácil perguntar o que as pessoas pensam do plano, em vez de as fazer imaginar o plano. Ao perguntar diretamente às pessoas, o feedback recebido ajuda a comunicar a importância de tais espaços e do seu futuro desenvolvimento.

Reunir mais feedback – Conceber melhores espaços

Utilizando Maptionnaire, a OBB Engineering conseguiu envolver mais pessoas para oferecer seu feedback. Como resultado, foram capazes de planejar melhores espaços. Eles têm realizado discussões em reuniões públicas e apresentações, mostrando resultados através do Maptionnaire. É importante compreender que o seu vizinho pode pensar de forma diferente, e partilhar resultados (em público) é uma boa forma de demonstrar.

Se você achar difícil comunicar a um grande grupo de pessoas sobre como os espaços públicos devem ser utilizados, tente Maptionnaire. – Annemarieke de Kloet – Landscape Engineer/ OBB Engineers”

Veja texto original aqui: https://maptionnaire.com/best-participation-practices/design-playgrounds-obbengineers 

Deixe uma resposta