Nos últimos anos a aplicação das tecnologias de Sistema de Informação Geográfica Participativo tem se intensificado no mundo, e está se fortalecendo no Brasil, como instrumento de planejamento socioambiental e urbano, além de outras aplicações práticas para melhorar a qualidade de vida urbana.
Assim, o SIGP está se tornando ferramenta essencial para pesquisas e projetos que envolvam a participação social em uma maior escala de engajamento. Pode envolver a aplicação de diversos instrumentos de participação social, como mapas falantes, mapeamento 3D, criação de banco de dados participativo, coleta de informação com aplicativos e GPS, e até mesmo questionários online. A metodologia é aplicada em estudos urbanos, planejamento e uso da terra, saúde e comportamento social, serviços ecossistêmicos, etc. Dessa forma, a difusão se faz necessária para a disseminação dessa metodologia para projetos de planejamento.
O objetivo principal deste workshop é fornecer noções básicas de conceitos e práticas de SIGP, e seu uso em planejamento socioambiental. É uma excelente oportunidade para quem quer começar a trabalhar com este método.
Programa preliminar:
- Conceitos introdutórios de Sistema de Informação Geográfica Participativo (SIGP) e mapeamento socioambiental, e conceitos relacionados como Ciência Cidadã e Planejamento Participativo.
- Apresentação de estudos de caso em Guarulhos, São Paulo e casos internacionais (Finlândia), e ferramentas disponíveis e aplicações.
- Prática de mapeamento socioambiental para construção do SIGP, com a confecção de mapas participativos. Discussão de possíveis desdobramentos da produção do mapa para engajamento social.
Inscrições por email: carvalhocm@gmail.com
30 vagas