Na última sexta-feira, tive a oportunidade de participar do evento do CBRLab (Universidade de Victoria), “Making our waste visible (segunda edição)”, na Prefeitura de Victoria (Canadá).
Apresentei meu projeto de pós-doutorado “Envolvimento de Jovens e Comunidades na Redução de Resíduos”, que busca engajar jovens estudantes do Ensino Fundamental II para discutir, mapear e construir novas propostas e alternativas para abordar os principais desafios relacionados à gestão de resíduos em Victoria, bem como em São Bento do Sapucaí (SP) e Gonçalves (MG), Brasil.
Iniciamos o projeto localmente, nas escolas. As primeiras oficinas aconteceram na Monterey Middle School, em Victoria, em 2024. Trabalhamos com os alunos, produzindo materiais para divulgar os resultados do projeto e também incentivando suas próprias iniciativas. Em Monterey, realizamos grupos de discussão, mapeamos a escola e o bairro na perspectiva da gestão de resíduos (por exemplo: apontando locais que precisam de melhor sinalização para a separação de resíduos, etc.) e conduzimos uma experiência de Realidade Virtual para que os alunos pudessem conhecer melhor as cooperativas de reciclagem de resíduos no Brasil. E, no Brasil, seguimos o mesmo fluxo de atividades, agora trabalhando na análise dos resultados e no desenvolvimento dos produtos finais.
A importância deste projeto reside no engajamento de jovens estudantes e na colaboração com as escolas, educando cidadãos desde cedo, estendendo essa educação às famílias, promovendo o intercâmbio entre diferentes culturas e aprendendo muito com os diferentes contextos dos locais estudados. Algumas lições deste projeto são:
• Ampliar a conscientização sobre gestão de resíduos e questões correlatas, como mudanças climáticas, vulnerabilidade e justiça social;
• Aprimorar a infraestrutura de gestão de resíduos nas cidades estudadas e nas escolas;
• Incorporar ainda mais a sustentabilidade aos programas educacionais (e capacitar equipes para isso);
• Desenvolver mais colaborações;
• Empoderar os alunos para que possam liderar iniciativas e até mesmo expandir o projeto;
• Coletar dados relevantes aplicando ferramentas de pesquisa participativa para construir um futuro melhor para nossas cidades;
• Expandir projetos como este para outras escolas.
Este projeto traz perspectivas para melhorias nos níveis local, regional e nacional, além de apoio no desenvolvimento de políticas públicas, conectadas ao planejamento urbano. Em breve, mais notícias sobre este incrível projeto que está chegando ao fim! 🙂