Após o desenvolvimento do mapeamento participativo com adolescentes no bairro Novo Recreio, em Guarulhos, esta pesquisa de pós-doutorado está avaliando as condições socioambientais da cidade inteira, com o objetivo de captar as percepções dos cidadãos quanto aos problemas enfrentados na sua rotina diária. Isso está sendo feito através de um questionário elaborado com Maptionnaire, com perguntas que abordam aspectos dos elementos do nexo urbano, água, energia e alimentação, que são a base para a qualidade de vida e bem estar do cidadão.
A elaboração de um questionário com Maptionnaire é bem fácil e intuitiva, e a ferramenta é bem simples. Entretando, a etapa mais complexa é a elaboração de perguntas que possam ser respondidas sem muitas dúvidas pelos cidadãos e que consigam fornecer a resposta necessária para análises e futuras elaborações de propostas.
Clique aqui e veja o questionário elaborado para Guarulhos (se você é de Guarulhos ou tem uma rotina lá, por favor, sinta-se à vontade para responder, ou compartilhar o link):
https://app.maptionnaire.com/pt/3101
Para elaborar um questionário eficiente, outras dicas são importantes, como, elaborar perguntas claras e diretas, manter uma linguagem simples e leiga para que todos os cidadãos possam compreender, instruções orientando como responder as questões, motivar e engajar os cidadãos para que queiram responder as perguntas, entre outras dicas, detalhadas no blog da plataforma Maptionnaire: https://maptionnaire.com/creating-good-survey-tips/
Seguindo essas dicas, e procurando obter mais informações sobre os elementos do nexo, especialmente com relação à disponibilidade e acesso de recursos e à falta deles, o questionário está sendo aplicado, e muitas pessoas já responderam. Outra questão importante é ter em mente as propostas de ações desejadas desde a etapa de elaboração das perguntas, para que não haja simplesmente dados não utilizados ou subutilizados. Essa é um requisito importante para um bom planejamento participativo.
O questionário ajudará a fornecer um panorama de Guarulhos quanto ao acesso à recursos básicos, além de buscar sugestões de melhorias e novas idéias para a cidade. Após o fechamento do questionário, terá início a fase de análise, que também será detalhada aqui no blog.