Menu fechado

Pesquisas de mapeamento socioambiental participativo são apresentadas em Fórum Lixo Zero – Guarulhos SP

As pesquisas “Sistemas de Informação Geográfica Participativo para a governança socioambiental de Guarulhos”, estudo de caso do Novo Recreio, pós-doutorado de Carolina Carvalho (FSP-USP); e “Vulnerabilidade socioambiental e acesso à água: o caso do Novo Recreio, Guarulhos, SP”, da doutoranda Izabela Penha, (PROCAM-USP), na qual foi realizado um mapeamento socioambiental tridimensional, foram apresentadas em painel no evento Fórum Lixo Zero de Guarulhos, realizado em 24 e 25 de maio de 2019, no Centro Municipal de Educação Adamastor. O Fórum Lixo Zero reúne diversos atores sociais na discussão e tomada de decisão com relação ao gerenciamento de resíduos na cidade (http://lixozero.guarulhos.sp.gov.br/).

Também foi apresentada a dissertação de mestrado de Simone Omori, intitulada “Pesquisa-ação na implantação de horta comunitária: empoderamento e sustentabilidade na periferia de Guarulhos”, que ilustra como uma horta comunitária foi implementada em uma escola municipal do Novo Recreio (Nazira Abboud), com o apoio da própria escola e da comunidade.

forum-lixo-zero.jpg

A apresentação das pesquisas é de grande importância para a cidade, por se tratar de abordagens participativas que trazem o cidadão local como protagonista e tomador de decisão, além de trazer consciência socioambiental com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na cidade. As pesquisas estão conectadas com o projeto Resnexus (www.resnexus.org), que trata da interdependência dos recursos água-energia-alimentos na sustentabilidade urbana, e mostraram a visão dos jovens com relação ao meio onde vivem, especialmente com relação à disposição inadequada de resíduos e os impactos negativos. A implementação da horta vem como uma intervenção que traz melhorias na qualidade de vida e alternativas para a utilização de resíduos.

Vale lembrar que as metodologias das pesquisas apresentadas são replicáveis em outros locais. Para saber mais entre em contato: carvalhocm@gmail.com

Deixe um comentário