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4 Benefícios do SIG Participativo – Maptionnaire – para Transporte e Planejamento da Mobilidade

Traduzido de : https://maptionnaire.com/blog-list/4-benefits-ppgis-transportation-mobility-planning

Idealmente, o objetivo do planjeamento do transporte é tornar a mobilidade mais agradável e eficiente. O planejamento do transporte, semelhante ao planejamento urbano, tem enfrentado uma mudança para práticas de planejamento mais comunicativas: a participação do público é hoje freqüentemente incluída como parte integrante dos processos de planejamento do transporte. Além disso, a digitalização abriu novas possibilidades para a inclusão das experiências dos participantes na tomada de decisões relacionadas ao transporte. Quando as comunidades desempenham um papel ativo no desenvolvimento de seu ambiente, podemos garantir que estamos tratando de questões de transporte e mobilidade que os locais consideram mais relevantes.

Perguntamos aos especialistas em transporte quais são os benefícios da participação pública no planejamento de transportes, e o que eles aprenderam utilizando o Maptionnaire,  em seus projetos de planejamento de transporte e mobilidade.

1. Interagir com o público e captar percepções locais

De acordo com os especialistas, os maiores benefícios da utilização do SIGP no planejamento do transporte são o amplo alcance de participação e os dados georreferenciados. Em vez de rastrear e observar, as pessoas podem expressar suas opiniões e hábitos voluntariamente, por exemplo, desenhando rotas que utilizam diariamente e marcando lugares importantes em um mapa real, digital.

Ao mesmo tempo, é mais fácil alcançar o grande público com uma pesquisa com Maptionnaire. As pessoas podem participar quando e onde quiserem, sem qualquer pressão de grupo, como muitas vezes acontece em reuniões públicas. Com uma pesquisa online, também é possível ganhar uma maior diversidade de participantes, em comparação com as reuniões presenciais tradicionais.

2. Dados SoftGIS

Usando o Maptionnaire, é possível aproveitar as experiências e ideias dos participantes, ou seja, os  dados chamados SoftGIS (em contraste com dados HardGIS, ou seja, SIG tradicional). Estes dados em formato soft são baseados na localização. Os participantes podem marcar novas conexões de transporte/rotas (tais como uma nova rota de ciclismo) desenhando uma linha simples, comentar planos de estradas, ou sugerir melhorias aos serviços de transporte existentes. As informações coletadas são fáceis de organizar e analisar e, portanto, mais fáceis de utilizar em projetos.

3. Personalizar a pesquisa

A personalização do questionário Maptionnaire  foi vista como uma inovação nos projetos de planejamento de transportes. Ao criar um questionário que atenda às necessidades do projeto, ele também proporciona melhores resultados. Além disso, o Maptionnaire pode ser usado em projetos de diferentes escalas, ou seja, em projetos que vão desde visões de transporte em todo o estado até a infra-estrutura da cidade e planejamento de mobilidade ou para o desenvolvimento detalhado de bairros específicos.

4. Criar visualizações atraentes e legíveis

As visualizações são uma parte importante do fornecimento de informações sobre os projetos urbanos aos cidadãos. Com Maptionnaire, é fácil de ilustrar, por exemplo, novas ligações rodoviárias e desenvolvimentos na rede de transportes. O desenvolvedor do questionário pode simplesmente adicionar sua própria camada de mapa ou forma no topo do mapa na plataforma Maptionnaire. Os participantes podem então marcar suas preferências ou comentários diretamente nos planos existentes . Também é possível usar imagens  para perguntar, por exemplo, que tipo de ambiente os participantes preferem ver na sua própria vizinhança.

 

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