Menu fechado

Como foi o curso de SIG Participativo na USP

Nos dias 27 a 30 de janeiro de 2020 foi realizado pela facilitadora Carolina Carvalho, o primeiro curso com o tema SIG Participativo aplicado ao planejamento e saúde ambiental, na Faculdade de Saúde Pública da USP. O curso teve uma carga horária de 16 horas e contou com 14 participantes.

O primeiro dia do curso contou com a apresentação dos conceitos básicos do tema, e conceitos relacionados, como Ciência Cidadã, planejamento participativo e outros, que compõe a essência do mapeamento participativo. Diversos estudos de caso e materiais de estudo foram apresentados, como sites, vídeos, artigos, etc.

No segundo dia, a prática de mapeamento foi iniciada. A técnica do mapa falante (representação gráfica livre e sem escala) foi apresentada, com exemplos práticos, e também foi desenvolvida em grupos. 4 grupos foram formados, e os locais mapeados foram: uma região da cidade de Brasília, o centro de São Paulo, os entornos da Faculdade de Saúde Pública da USP e a USP Leste (EACH). As apresentações e as discussões sobre os mapas falantes foram muito ricas, tratando de aspectos sociais, ambientais e econômicos dos locais mapeados.

cursousp2020

Desenvolvimento de mapa falante em grupos.

No terceiro dia de curso, a aula foi prática, e o básico de ferramentas como Maptionnaire, OpenStreetMap e também digitalização de dados no QGIS foi apresentado, proporcionando um insight inicial para os participantes, para conduzir as próprias pesquisas com o método de SIGP.

No quarto e último dia, a aula foi ministrada em parte pela engenheira ambiental e doutoranda do PROCAM/USP Izabela Santos, que utilizou o método de mapeamento socioambiental 3D em sua pesquisa com jovens.

curso sigp jan2020

Aula sobre mapeamento socioambiental 3D com Izabela Santos.

Foi também reforçada a importância do processo de pós-mapeamento, que envolve o desenvolvimento de estratégias para futuras ações conectadas com políticas públicas, e pode ter como resultados a geração de cartilhas, livros, projetos de lei, etc. É a etapa mais importante do SIGP.

Adicionalmente, aos participantes que solicitaram, foi ministrada orientação para condução de projetos de pesquisa próprios, com o objetivo de capacitar o aluno a usar este método em sua pesquisa com sucesso.

Interessado em curso como esse? Escreva para carvalhocm@gmail.com

 

Deixe um comentário