Menu fechado

Minicurso “Como se preparar para as mudanças climáticas e os impactos desta crise”

No dia 1 de outubro, ministrarei o minicurso “Como se preparar para as mudanças climáticas e os impactos desta crise” . Lidar com os impactos das mudanças climáticas nas nossas vidas urbanas se tornou uma urgência. É preciso compreender o que está havendo, o que pode agravar ainda mais a emergência climática, quais são as nossas vulnerabilidades e fragilidades (pois vivemos em um sistema urbano, com pontos fortes e pontos fracos), e o mais importante, como podemos nos preparar melhor para enfrentarmos o que está por vir. É importante lembrar que se preparar significa criar resiliência. Significa antecipar eventos e assim, quando eles acontecem, podemos responder melhor e reduzir as perdas. A minha maior motivação ao criar este minicurso é justamente ampliar o debate sobre a emergência climática e mais do que isso, refletir sobre a importância de se preparar. É preciso cada vez mais incorporar o planejamento e o preparo na nossa cultura urbana. Dados, temos de sobra. Como cidadãos, sabemos os locais na nossa cidade e no nosso bairro, que mais sofrem impactos de chuva, que tem risco de deslizamento, ou áreas que poderiam se beneficiar com o plantio de árvores ou mesmo com a implementação de hortas comunitárias.  E são informações valiosas, que podem fazer a diferença no planejamento de estratégias de adaptação e mitigação dos impactos climáticos. E indo mais além, eu pretendo mostrar, no minicurso, como você pode construir o seu plano de emergência, para a sua casa e sua família.

Moro em Victoria, no Canadá, há 1 ano. E aqui é uma área de ocorrência de terremotos e tsunamis (a costa oeste do Canadá). Portanto, a cidade possui um setor focado no preparo da população para emergências, em diversas escalas, desde o desenvolvimento de um plano familiar até um plano de emergência para toda a cidade. Existe um guia chamado “Emergency preparedness” que explica o passo a passo, desde como montar kits de emergência, conhecer cada tipo de risco (não apenas terremotos, mas também incêndios, deslizamentos, calor extremo, e as diversas ameaças da emergência climática), orientações sobre como agir após a ocorrência, para onde ir, como se reunir com familiares, e diversas outras diretrizes. O primeiro passo é compreender os riscos e traçar ações de resposta possíveis, dentro da sua própria casa.  Você saberia o que fazer se tivesse que deixar a sua casa, por conta de uma enchente? Seus filhos saberiam o que fazer? Eu não sabia, até chegar em Victoria, e aqui, você é constantemente lembrado de criar o seu plano de emergência familiar. Eu demorei a incorporar isto na minha rotina, mas hoje já consigo. E o que fez a diferença é um programa de preparo para emergências em nível nacional, até municipal, que de tempos em tempos, te lembra de tomar providências para ter este plano. A escola trabalha isso com as crianças também. E de pouquinho em pouquinho, a comunidade vai se preparando e se tornando mais resiliente. É um processo gradual, mas que gera benefícios imensos a longo prazo.

Venha para o  minicurso “Como se preparar para as mudanças climáticas e os impactos desta crise”, que acontecerá no dia 1 de outubro, das 19: às 22:00, online.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/como-se-preparar-para-as-mudancas-climaticas-e-os-impactos-desta-crise__2578197

Você vai aprender:

– O que são as mudanças climáticas e como/por que estão acontecendo

– Eventos extremos climáticos no Brasil e no mundo, e como estão sendo gerenciados

– Orientações práticas sobre como as comunidades podem se planejar para enfrentar as consequências das mudanças climáticas (governos, prefeituras, cidadão)

– Desenvolvimento de um plano de emergência, com foco em famílias, bairros e cidades

– Métodos participativos e engajamento comunitário para a elaboração de planos e políticas mais eficientes

** As vagas são solidárias, ou seja, você se inscreve e convida alguém para fazer o minicurso com você.

*** A aula será gravada e disponibilizada por 30 dias.

Deixe um comentário