Menu fechado

Planejamento urbano nas escolas com SIG Participativo

Foto de Carolina Carvalho

Em algumas cidades finlandesas como Lahti (já mencionada neste blog), o planejamento urbano participativo é tão intrínseco ao desenvolvimento da cidade, que já foi levado às salas de aula, como parte do programa escolar, através de oficinas e até mesmo prática com plataformas online, como Maptionnaire, que promovem a reflexão e um bom engajamento, chave para um bom planejamento inclusivo.

Este blog já retratou como foi a aplicação desta ferramenta online em Guarulhos, e os jovens do Novo Recreio mostraram muita facilidade e desenvoltura para planejar o bairro. Outro questionário, mais amplo, foi aplicado na cidade, com o objetivo de saber os principais problemas socioambientais e de acesso a recursos que a população enfrenta. O questionário teve mais de 500 respostas, e resultados serão publicado aqui em breve.

Na Finlândia, em escolas de ensino médio, estudantes tem aulas avançadas de geografia e aprendem sobre planejamento urbano. Usando Maptionnaire, elaboraram um questionário para crianças mais novas (7-9 anos) para saber a opinião destes pequenos cidadãos sobre o bairro onde moram. Foi perguntado o local que mais gostam, e também locais que necessitam de melhorias.  Veja post original do estudo de caso com estudantes finlandeses aqui: https://maptionnaire.com/customer-stories-list/learn-public-participation-gis

Quer saber mais sobre oficinas e palestras para escolas sobre planejamento urbano com SIG Participativo? Escreva para carvalhocm@gmail.com

Deixe um comentário