Menu fechado

Como as crianças podem influenciar o planejamento da cidade – Trazendo a participação para as escolas

Artigo original: https://maptionnaire.com/blog-list/bringing-public-participation-to-schools

As crianças têm excelentes ideias – inclusive no que diz respeito à participação do público e ao desenvolvimento urbano! Isso é algo que nós adultos tendemos a esquecer às vezes. Mas como incentivar e aumentar as possibilidades de participação de crianças e adolescentes no desenvolvimento da cidade?

Maptionnaire tem sido usado nos workshops “City Learning”, desenvolvidos nas escolas de Espoo, Kauniainen e Helsinki, Finlândia. Em Helsinki, o workshop foi organizado como parte da Semana da Educação de Helsinki. O objetivo destes workshops foi o de aproximar o planejamento urbano e a participação pública das crianças. É importante entender que a geração mais jovem tem algo a dizer, mas mais importante ainda, entender que o modo como as crianças compreendem sua vida na cidade, podem influenciar o desenvolvimento do seu próprio bairro e da cidade em que vivem. As crianças passam tempo em lugares que os adultos não conhecem, elas acham coisas diferentes, importantes, sem importância e até mesmo assustadoras, que adultos nem imaginam. Além disso, elas não dirigem carros. Isso já deveria ser um sinal de que não devemos tomar decisões sobre seu ambiente de vida sem ter ouvido o que elas têm a dizer.

Lähiöfest+2019+-+Kauniainen+Mäntymäen+koulu

City Learning workshops. (Foto: https://maptionnaire.com/blog-list/bringing-public-participation-to-schools )

Mapa manual X Questionário Online – O que funciona melhor com as crianças

Nos workshops, foi utilizado um mapa em papel e um questionário online Maptionnaire. As crianças foram convidadas a marcar os pontos favoritos e menos favoritos de seu bairro em um mapa em papel e no mapa virtual (Maptionnaire). Também foi perguntado quais as ideias que tinham para melhorar o seu ambiente. Foi divertido ver o entusiasmo das crianças em dizer o que pensam, e em como elas de fato podem contribuir com suas idéias.

Foi então discutido como esses dois métodos de participação diferentes, online e offline, diferem um do outro e quais são os prós e contras. Eles concordaram que responder à pesquisa on-line era mais fácil para eles porque é possível fazer isso em qualquer lugar, a qualquer hora. Mas, por outro lado, eles gostaram de adicionar adesivos no mapa de papel para seus lugares favoritos e menos favoritos porque era muito mais tangível. Como o caso geralmente ocorre com pesquisas online versus oficinas presenciais, aqueles que são tímidos e quietos não precisam dizer o que pensam em uma discussão em uma oficina. O mesmo vale para as crianças. As mais caladas podem achar mais fácil responder a um questionário online ao seu próprio ritmo.

Estudos de caso de Estocolmo (Suécia) e Lahti (Finlândia)

Estas oficinas foram sobre a educação de crianças em idade escolar sobre as diferentes possibilidades de participação social. No entanto, existem exemplos da vida real de como as cidades incluíram as crianças em seus processos de participação pública. Os planejadores urbanos da cidade tomaram a iniciativa de pesquisar quais áreas verdes urbanas os jardins de infância locais usam em Lahti, Finlândia. Em Estocolmo, na Suécia, foi especialmente desafiador para a cidade alcançar os jovens, uma vez que eles não participam de reuniões públicas nos dias de semana. É por isso que Estocolmo queria encontrar uma ferramenta digital para a participação do público.

Portanto, há outras formas de influenciar a tomada de decisões, para que as crianças em idade escolar influenciem a tomada de decisões. Você só precisa ser criativo e decidir se uma oficina presencial ou uma ferramenta de participação online, ou uma combinação de ambas, funciona melhor com as crianças.

Quer saber mais sobre Maptionnaire? Acesse aqui.

Quer fazer uma oficina de mapeamento com crianças e adolescentes? Escreva para carvalhocm@gmail.com.

 

 

Deixe um comentário