Menu fechado

Curso Mapeamento participativo para a gestão urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em março haverá o curso “Mapeamento participativo para a gestão urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, online, com carga horária de 10 horas e certificado.

Este curso é para graduandos, pós-graduandos, pós-doutorandos, pesquisadores, professores e profissionais da área de planejamento e gestão ambiental/urbana, que queiram aprender como o mapeamento participativo (MP) pode ser inserido nos seus projetos, com o objetivo de engajar pessoas e trazer melhorias para comunidades, bairros e cidades, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS´s são compostos de metas que dialogam diretamente com a Nova Agenda Urbana (ponto chave para a sustentabilidade urbana), e que podem, em sua grande maioria, serem mapeadas e analisadas de forma qualitativa e participativa. Assim, o MP traz a poderosa e inovadora percepção do cidadão quanto aos ODS´s, mostrando se estes objetivos estão sendo ou poderão ser de fato atingidos nas cidades brasileiras. Trata-se de uma ferramenta fundamental na gestão urbana pós-pandemia.

O que você vai aprender: Os conceitos básicos do método de mapeamento participativo, como o planejamento participativo, a cartografia social, e a sua conexão com a justiça social e os ODSs. Aprenderá também as ferramentas principais utilizadas para o engajamento comunitário e a construção de vínculos de confiança. Verá as principais ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para o mapeamento, como softwares abertos de geoprocessamento e plataformas online. Aprenderá como iniciar o seu projeto de mapeamento, desde a busca e a construção de um banco de dados espacial até a inserção de dados participativos no seu banco. Também sairá com o seu projeto individual de mapeamento participativo prontinho para ser iniciado!

Quando: 8, 15, 22 e 29 de março de 2022 (terças-feiras), das 18:00 às 20:30, online (carga horária total de 10 horas, com aulas teóricas, práticas, atividades e os 15 minutos finais de cada aula especialmente direcionados para tirar dúvidas). Com certificado, apenas para os inscritos pagantes.

Bônus: Cada inscrito pagante ganhará uma (1) sessão de orientação individual com Carolina Carvalho, com a duração de até 1 hora, para início ou acompanhamento do seu projeto de mapeamento.

** Inscrição solidária: Cada inscrito pagante pode convidar uma pessoa para fazer este curso gratuitamente.

INSCRIÇÕES AQUI: https://www.sympla.com.br/mapeamento-participativo-para-a-gestao-urbana-e-os-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel-ods__1474957

Deixe uma resposta