Menu fechado

O mapeamento participativo como ferramenta de educação ambiental para a Sustentabilidade – Capítulo de livro

Foi lançado o livro “Educar para a Sustentabilidade: visões de presente e futuro”, no qual contribuí com um capítulo, intitulado “O mapeamento participativo como ferramenta de educação ambiental para a Sustentabilidade”.

Lançamento do livro: https://www.youtube.com/watch?v=g-0gZotaY_w&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3KYCxCtSIHYRpWyV_BBqVecMBll3yyW_IScR4-TAg6d-WQ8JVQQBPza68


Eu e os co-autores Allan Yu Iwama, Líliam César de Castro Medeiros, Rosa Sousa Santos, Karen Cristiane Santos, Deni Ribeiro Prado Furtado, Daniele de Freitas Carvalho Silva, Lucia Muniz de Souza e Sarita Albagli, apresentamos conceitos e abordagens de mapeamento participativo, fundamentados pelos preceitos de educação, aprendizagem social, abordagens participativas e o próprio mapeamento.


Discutimos também três casos no estado de São Paulo (Brasil), localizados em Guarulhos, em São José dos Campos e em Ubatuba. Existe um grande potencial de aplicação desta ferramenta para a educação ambiental, desde crianças até jovens, e os benefícios desta aplicação são inúmeros, desde o reconhecimento territorial, consciência socioambiental, engajamento juvenil, inclusão social, melhorias no planejamento urbano, entre outros.


Segue link para baixar o livro gratuitamente: http://bit.ly/baixarlivroEPS

E aqui, novamente, link para assistir ao vídeo do lançamento do livro: https://www.youtube.com/watch?v=g-0gZotaY_w&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3KYCxCtSIHYRpWyV_BBqVecMBll3yyW_IScR4-TAg6d-WQ8JVQQBPza68

 

Deixe uma resposta