Planejando parques infantis com crianças através de mapeamento participativo – Maptionnaire
Com a pandemia de Covid19, as pessoas estão se conscientizando do papel dos espaço públicos na sua saúde física e emocional, especialmente na saúde das crianças. Para que, de agora em diante, ocorram melhorias concretas, são necessárias ferramentas adequadas para que estes espaços sejam construídos em conjunto com os cidadãos. Maptionnaire permite que públicos de... Continue lendo→
Métodos participativos na Escada da Participação Cidadã de Arnstein
Neste artigo, Laura Puttkammer, jornalista e consultora em métodos participativos para planejamento urbano (site de Laura: www.parcitypatory.org), mostra os métodos participativos que são usados nos diversos projetos urbanos envolvendo os cidadãos, e explica o quão participativos eles são, de fato, à luz da Escada de Participação Cidadã de Arnstein. Este texto pode dar suporte à... Continue lendo→
Recomendação de artigo: Geovisualização de dados e ciência aberta e cidadã – a experiência da Plataforma LindaGeo – acesse aqui
“O artigo “Data Geovisualization and Open and Citizen Science – the LindaGeo Platform Prototype” (em português “Geovisualização de dados e ciência aberta e cidadã – a experiência da Plataforma LindaGeo”) propõe uma discussão sobre as possibilidades e os limites das novas infraestruturas de geovisualização de dados e informações como plataformas de ciência cidadã e cartografia... Continue lendo→
Mapeamento participativo como inovação nas geociências – Mesa Redonda SBG (vídeo)
Fui convidada para participar da Mesa Redonda – Tecnologia no futuro das Geociências, em comemoração ao Dia do Geólogo, em 29 de maio de 2020, promovida pela Sociedade Brasileira de Geologia. Falei sobre o SIG Participativo e o importante papel deste método no planejamento ambiental e urbano, através de indicadores socioambientais, e como as inovações... Continue lendo→
A política urbana finlandesa como inspiração para cidades brasileiras – entrevista com Timo Hamalainen
Como a política urbana e soluções inovadoras de países como a Finlândia pode inspirar ações que modelem um novo modelo de governança inclusivo e mais justo para áreas complexas como a região metropolitana de São Paulo, e outras cidades de países em desenvolvimento? E qual o papel do mapeamento participativo nesse contexto? Leia a inspiradora... Continue lendo→
Webinar em tempos de pandemia: Como dar continuidade ao seu projeto com o envolvimento público digital?
Neste webinar (ministrado em inglês), serão compartilhadas algumas das melhores práticas para facilitar a participação do público online em projetos que necessitam da participação social. Você receberá orientações e ouvirá exemplos que o ajudarão a continuar a trabalhar com os seus projetos de planeamento urbano e de envolvimento comunitário, mesmo durante este momento onde não... Continue lendo→
Primeira reunião do Grupo de Pesquisa e Projetos em Mapeamento Participativo
No dia 30 de março aconteceu a primeira reunião (virtual) do Grupo de Pesquisa e Projetos em Mapeamento Participativo, que nasceu no curso de verão ministrado pela facilitadora Carolina Carvalho, em janeiro de 2020, na Faculdade de Saúde Pública da USP. A primeira reunião contou com uma breve apresentação da facilitadora sobre o conceito de... Continue lendo→
4 Benefícios do SIG Participativo – Maptionnaire – para Transporte e Planejamento da Mobilidade
Traduzido de : https://maptionnaire.com/blog-list/4-benefits-ppgis-transportation-mobility-planning Idealmente, o objetivo do planjeamento do transporte é tornar a mobilidade mais agradável e eficiente. O planejamento do transporte, semelhante ao planejamento urbano, tem enfrentado uma mudança para práticas de planejamento mais comunicativas: a participação do público é hoje freqüentemente incluída como parte integrante dos processos de planejamento do transporte. Além... Continue lendo→
Como foi o curso de SIG Participativo na USP
Nos dias 27 a 30 de janeiro de 2020 foi realizado pela facilitadora Carolina Carvalho, o primeiro curso com o tema SIG Participativo aplicado ao planejamento e saúde ambiental, na Faculdade de Saúde Pública da USP. O curso teve uma carga horária de 16 horas e contou com 14 participantes. O primeiro dia do curso... Continue lendo→
Como as crianças podem influenciar o planejamento da cidade – Trazendo a participação para as escolas
Artigo original: https://maptionnaire.com/blog-list/bringing-public-participation-to-schools As crianças têm excelentes ideias – inclusive no que diz respeito à participação do público e ao desenvolvimento urbano! Isso é algo que nós adultos tendemos a esquecer às vezes. Mas como incentivar e aumentar as possibilidades de participação de crianças e adolescentes no desenvolvimento da cidade? Maptionnaire tem sido usado nos... Continue lendo→
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